22.3.05

Conclusões apressadas

A propósito do massacre ocorrido numa escola de uma reserva índia do Minnesota, em que o jovem atirador matou 9 pessoas antes de se suicidar, a TVI chegou rapidamente às possíveis origens para mais este acto tresloucado: a miséria e a pobreza que afecta os habitantes daquela reserva.

A miséria e pobreza são sempre, para este tipo de jornalistas, as causas mais prováveis destes actos, como do terrorismo, etc., etc....

Estas explicações de pacotilha nunca me convenceram pois, por exemplo, em muitos países do mundo, os actos terroristas não são fruto de qualquer miséria ou opressão, mas derivados das ideologias ou religiões professadas.

Assim, neste caso do Minnesota, descobri no The Guardian, esta notícia, que me parece ser muito mais certeira quanto aos motivos de tal acto.

Jeff Weise terá participado em 2004 nas discussões havidas online na página internet de um partido chamado Libertarian National Socialist Green (hein???? confusos? eu também!), onde colocou várias mensagens de carácter racista.

Esta faceta da sua personalidade não terá tido mais influência no acto praticado? Parece-me é que a TVI não lê a Net para se informar melhor. Preferem adequar o mundo às suas teorias. Realmente é mais prático e não dá tanto trabalho.