2.3.05

Liberdade de expressão em perigo

Na Holanda, a continuação do filme "Submission", filme que, como se sabe, levou o seu realizador Theo van Gogh a ser assassinado, está a sofrer contestação nos tribunais. A sequela deste filme terá um guião escrito pela deputada holandesa Ayaan Hirsi Ali, mas está a enfrentar uma acção movida por muçulmanos holandeses que querem interditar o filme por o acharem blasfemo.

Isto passa-se num país da UE, dos mais avançados segundo dizem. Há certamente que se lembre da estreia em Portugal do Je vous salue, Marie (1985) de Jean-Luc Godard. Houve um padre que apelou aos portugueses para não irem mais ao cinema Nimas (salvo erro). Mas isto passou no Portugal de há 20 anos atrás ...

Agora o caso é muito mais grave. Através da invocação da blasfémia, estes muçulmanos querem impedir que visões diferentes da sua sobre o Islão sejam feitas num país livre. Se o Ocidente se curvar aos comunitarismos, em nome de relativismos culturais incompreensíveis e ideologicamente comprometidos (até pelo ódio que têm às sociedades ocidentais), não sei onde vamos parar.

Até porque a democracia, ao contrário do que se pensa, não é um dado adquirido... nunca sabemos o que o futuro nos reserva.