17.5.05

O sobreiral, Quarteira e Logica

...a CL "tem, ou pode ter, interesses directos na implementação do projecto turístico da Portucale". Interesses que estão relacionados, primeiro, com a "recuperação do montado de sobro local/regional", uma vez que Salter Cid propunha ao ministro que, como forma compensatória ao corte de sobreiros (2605), "se multiplique por dez (a lei obriga a multiplicação por um factor de 1,25) o número de árvores a plantar relativamente àquelas a abater".
o abate de 2605 sobreiros implicaria a plantação de no minimo 3256, donde, não se pode também inferir que haveria destruição de riqueza numa area em que Portugal é lider mundial.

Aparentemente a fuga à matematica no ensino secundario ja vem de longe. No 10° ano havia uma parte da materia chamada Logica onde se aprendia que a negação de uma preposição não implica outra. Por ex: uma homem não-alto não é necessariamente baixo, uma coisa não-branca, não é necessariamente preta. O Luis Rosa escreveu isto:

“Para mim a questão é muito simples. Transformem já todo o Alentejo e o Ribatejo (Benavente por exemplo) num enorme campo de golf. Acabem de betonar o Algarve. Construam mais cento e cinquenta mega shoppings pelo país fora e coloque-se algures uma enorme placa, visível a dez mil metros de altitude, que diga: VENDE-SE. É mais fácil, mais óbvio e mais honesto do que fazê-lo como está a ser feito, devagar e em lume brando. Temo apenas que os descendentes de todos os responsáveis desta venda ao desbarato do nosso país e de tudo o que o caracteriza, mais tarde se vejam obrigados a vender o próprio cu àqueles que agora nos compram o chão, porque um dia destes não vamos ter mais chão para vender!”


Poderia ter escrito isto: “Para mim a questão é muito simples. Transformem ja todo o Alentejo e o Ribatejo (Benavente por exemplo) num enorme sobreiral. Derrubem Hoteis, predios, casas, lavrem campos de golf, “sobreirem” o Algarve. Plantem mais 1.500.000.000 sobreiros (se houver espaço) pelo pais fora e coloque-se algures uma enorme placa, visivel a dez mil metros de altitude, que diga: vende-se cortiça. E mais facil, mais obvio e mais honesto do que fazê-lo como esta a ser feito, devagar e em lume brando. Temo apenas que os descendentes de todos os responsaveis desta venda ao desbarato do nosso pais e de tudo o que o caracteriza, mais tarde se vejam obrigados a vender o proprio cu àqueles que agora compram cortiça, porque um dia destes ninguém precisa de rolhas. ”

Como é obvio, negar A não implica B. Logica. 10° ano do secundario. Os sobreiros e o golfe podem perfeitamente conviver e criar riqueza. Se questionamos tanto o que foi feito em Quarteira e se existe a possibilidade de fazer diferente e melhor, porque não? Cortam-se 2605 sobreiros e plantam-se 3256 ou 32563 (de acordo com a proposta de Salter Cid) , e ainda se ganha um empreendimento turistico de qualidade, onde esta o problema?

Sobre o Bem Comum e os interesses privados, o Bruno escreve muito melhor do que me seria possivel a mim. Este assunto ainda não vai servir de lição aos que querem mais estado, mais poder para o estado, mais intervenção do estado, mais protecção, mais isto, mais aquilo, estado, estado, estado. Leiam o Livro do AAA, este.