9.5.05

Suspense

«Recebemos a informação de que a Rússia irá apoiar a candidatura de António Guterres a ACNUR», declarou José Sócrates
Estas palavras do nosso PM, e os seus contactos em Moscovo, demonstram que se tem empenhado na escolha do líder da Internacional Socialista para aquele cargo. Mesmo não vencendo o processo de selecção e recrutamento da ONU (que funciona à base de cunhas, como se vê - os outros candidatos farão o mesmo de certeza), Guterres pode optar por não tentar a sorte contra Cavaco, dados os resultados das sondagens, embora este também ainda não se decidisse. Será que Cavaco Silva também está à espera da conclusão deste processo de recrutamento?
Outra hipótese, é que Guterres esteja a construir um currículo do que "poderia ter sido" (mas não foi) e que pretenda com esse currículo valorizar-se aos olhos dos portugueses, de modo a melhor se posicionar face a Cavaco.

Os cenários da nomeação de Guterres para ACNUR ou da sua decisão de não se candidatar, podem dar origem a uma disputa interna no PS entre os veteranos mais à esquerda e os que maioritariamente apoiaram Sócrates nas directas. Manuel Alegre pode considerar que a manutenção do estado socialista está em causa com as derivas sociais democratas de Sócrates e decidir afirmar-se como candidato. Do lado maioritário, pode haver a vontade de empurrar Vitorino para que se decida a concretizar, de uma vez por todas, as potencialidades que sempre lhe são reconhecidas.