13.6.05

"Esquecem-se de dizer às empresas..."

[A]s colunas de opinião nunca dizem aos empresários aquelas verdades que lhes seriam mais vantajosas. Por exemplo, nunca afirmam que o futuro não está pré-determinado, que não existem fatalidades e que as previsões depressivas enganam-se com muita frequência. O ciclo económico não tem regras, tem caprichos. Nada do que se antecipa está garantido.

Também nunca se ouve dizer que as recessões são normais e saudáveis. Não se trata de desgraças, como uma doença, mas de fases, como o Inverno. O bom empresário não só conta com essas circunstâncias mas até, se mantiver a cabeça fria, poderá usá-las em seu proveito. Estas são, por exemplo, as épocas boas para comprar activos a preços atraentes que alguns, mais aflitos ou deprimidos, alienam abaixo do valor.

Os nossos intelectuais nunca dizem que nos mercados não existem dificuldades, mas oportunidades de negócio. Oportunidades que a empresa aproveita, ou oportunidades que lhe passam ao lado e que outras vão aproveitar, ganhando dinheiro solucionando o problema. O actual chorrilho de notícias e previsões negativas é uma excelente ocasião para quem souber usar dela.

Tudo isto costuma passar ao lado das nossas colunas de opinião. Aliás, os comentadores e intelectuais, a que os empresários gostam de dar tanta atenção, têm habitualmente o maior desprezo pela nossa classe económica, que consideram tonta, boçal ou criminosa. É mesmo surpreendente que os analistas tratem assim os seus clientes e continuem a manter neles tanta credibilidade.