20.6.05

Redistribuição à escala global

LONDRES - Bob Geldof aparece em cena para anunciar o Live 8, megashow a 2 de julho em cinco cidades mundiais, com marcha para a Escócia logo a seguir, onde o G-8 se reúne. Bob Geldof está disposto a salvar África. Mas, perguntam vocês, quem está disposto a salvar África de Bob Geldof? Numa conferência de imprensa puramente imaginária, J.P. Coutinho confronta o famoso "Sir" com duas ou três questões a respeito.

- Olá, Bob. Você está mais magro, rapaz!

- Passo fome, Coutinho. Solidariedade.###

- Ótimo. Eu, não. Escuta, Bob: no próximo dia 2 de julho, em cinco cidades mundiais, haverá concertos rock a favor de África. Você consegue explicar qual a relação entre concerto rock e combate à fome?

- Fácil: nós, músicos, não vivemos de ar e vento. Precisamos de comer. Tocar música é a nossa vida e, depois do concerto, haverá sempre discos, vídeos, merchandising. Quando fizemos o primeiro Live Aid, em 1985, Madonna não comia há duas semanas. "Like a virgin", dizia ela. E eu passava os meus dias com fish'n'chips. Uma nojeira.

[suspiros na sala; o cantor Prince murmura: "You sexy motherfucker..."]

- Sim, mas eu a estava a falar da fome da África, não da sua, malandro [risos].

- [risos] Sei, sei, estava a brincar, Coutinho. É preciso despertar consciências para o drama dos países africanos: o Sudão, a Somália, a Albânia, por aí.

- Bom, geografia não é o seu forte. Nem economia, by the way. Nos últimos cinquenta anos, o mundo enfiou 550 bilhões de libras no continente. Cinquenta anos depois, o continente está mais pobre. O que fazer, Bob?

- Só vejo uma solução: duplicar, triplicar, quadruplicar a ajuda. Temos de ajudar mais e eu quero 50 bilhões de libras nos próximos anos!

[gritos na sala: "Eu também quero! Eu também quero!"]

- Entendo, Bob. Mas não será ao contrário? Sobretudo quando, por cada dólar enviado para África, 80 cêntimos terminam na conta bancária dos seus líderes?

- Oitenta cêntimos? Mas isso é um escândalo. Você consegue viver com 80 cêntimos?