8.7.05

O Milagre do TGV segundo S.Jorge Coelho

Portugal não pode correr o risco de se transformar num país periférico. As acessibilidades são fundamentais. Para a circulação de pessoas e mercadorias. A opção do TGV é fundamental para se conseguir este objectivo.

Fundamental? Porquê? Não existem alternativas? Ficaremos "encerrados" nas nossas fronteiras sem o TGV?
Num momento em que todos os países mais desenvolvidos da Europa têm uma rede de alta velocidade e com interligações mútuas, Portugal não pode ficar afastado desta rede.

O velho "argumento da manada". O imperativo do "não pode" ultrapassa o meu entendimento. Mas eu nunca fui Ministro... Será que é economicamente viável? Consta que o Estado terá de subsidiar os prejuízo operacionais.
É essencial para o desenvolvimento do País, dos nossos portos, das nossas empresas e para o turismo.

Será que o TGV irá sózinho propiciar o desenvolvimento económico? Como? Qual o impacto nas empresas, turismo e portos? Infelizmente JC não explica. Tenho poucas duvidas que se o montante necessário (para o investimento) não fosse retirado pelo Estado aos privados o crescimento económico seria muito superior.
Sem o TGV, seria acentuada a nossa condição periférica. Física e económica. Precisamos, para o nosso desenvolvimento, de atrair as dezenas de milhões de cidadãos que a alta velocidade vai trazer até nós.

Dezenas de milhões? Onde é que estão esses estudos? Nalguns estudos que têm sido revelados estimam-se taxas de utilização muito baixas. E com tarifas subsidiadas!