27.9.05

Lisboa-Dacar e jogos "sociais"

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa [SCML] decidiu patrocinar a organização do Rali Lisboa-Dacar, podendo o apoio vir a ser da ordem dos cinco milhões de euros, soube o Expresso.
(...)
Esta iniciativa pode levar à criação, já em fase avançada de estudo, de um novo jogo, desta vez de apostas no desporto automóvel, com sucesso em vários países da Europa.
Recordo que, duas semanas atrás, a SCML interpôs uma providência cautelar contra o patrocínio da Liga de Futebol pela empresa betandwin. Para o efeito, alega-se que a lei portuguesa concede o monopólio dos "jogos de azar" à SCML, dado o teor social da sua missão:
A missão do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é clara:

Explorar os jogos sociais concedidos pelo Estado de forma eficiente, garantindo o cumprimento da política nacional de jogos, nomeadamente a preservação da ordem pública, contribuindo para a satisfação dos apostadores e criando valor a devolver à sociedade através do financiamento público das despesas de natureza social.
O patrocínio do Lisboa-Dacar deve ter a haver com um importante objectivo social. Mas ainda não percebi qual...

Adenda: na notícia do Expresso o valor de 5 milhões de euros refere-se ao patrocínio dos três anos de Lisboa-Dacar; via Blasfémias, confirmam-se os primeiros 1,5 milhões de euros.