8.11.05

Foram as políticas neo-liberais? (4)

Já se tornou um hábito assistir ao indecente escrutínio dos fracos e à tolerância em relação aos poderosos, a um sistema que esmaga quem não pode suportar mais a miséria e a exclusão.
Mas, se o problema da insegurança já existia anos atrás, como é possível que os "fracos" continuem a destruir propriedade alheia? Ainda não foram todos "esmagados"???

No século XXI, tal como é impensável aceitar a escravatura, também já não é possível desviar o olhar da miséria.
Estranho, então, que os franceses desviem o olhar da miséria em África para os subsídios aos seus agricultores, excluindo, do mercado europeu, a concorrência dos cidadãos daquele e de outros continentes.

Só quem não conhece a realidade francesa é que pode afirmar que «a França será talvez o país mais anti-liberal da Europa». Na verdade, já foi, em tempos idos. Hoje, a direita e a esquerda francesas, tal como as portuguesas, deixaram-se levar pelos cantos da sereia do capitalismo selvagem, camuflado por um conceito de globalização que tem servido para sustentar o insustentável.
E, contudo, o presidente francês Jacques Chirac condena publicamente as políticas ultra-liberais (pois!) de José Manuel Barroso.

Ainda, será possível o RCP explicar de que forma o facto dele escrever num computador fabricado (total ou parciamente) no estrangeiro, usar um sistema operativo não-"Made in Portugal" e publicar os seus posts num site americano o fazem mais "selvagem"???

Só os fundamentalistas de direita conseguem recusar a evolução civilizacional e a falência de um modelo assente na pobreza e na injustiça.
Os socialistas (de direita e esquerda) é que parecem recusar tal "evolução civilizacional": primeiro foi o modelo comunista, a seguir será o modelo social europeu!

Hoje, até a generalidade dos fundamentalistas de esquerda já perceberam que a ditadura política não é uma solução. Só uma pequena fracção de idiotas de direita, hipócritas e/ou destituídos de qualquer vivência cosmopolita, é que não percebem que a nova ditadura do liberalismo está condenada ao fracasso.
Ora, se liberalismo significa maior liberdade de escolha para o indivíduo sem, contudo, violar a liberdade de outros, como pode haver uma "ditadura do liberalismo"???