8.11.05

Liberdade de expressão

Segundo uma notícia publicada na edição on-line do L'Éxpress, em Aix-en-Provence e na região de Paris terão sido detidos três bloggers que, alegadamente, incitavam à insurreição e à agressão aos polícias. Os blogues já haviam sido fechados pela rádio (Skyrock) que os albergava.
Para já, e pelo menos oficialmente, não terá sido estabelecida qualquer relação entre estas acções e a violência que nas últimas duas semanas tem assolado, sobretudo, alguns municípios dos arredores de Paris.

Se eu tiver a opinião de que as pessoas deveriam revoltar-se e combater a polícia, enquanto representante do aparelho repressivo do Estado, e a escrever no meu blogue, posso ser preso? É estranha a noção de democracia e liberdade que os magistrados e os políticos têm. Ou talvez não, porque, afinal, a Revolução Francesa depôs um regime socialmente injusto, repressivo e corrupto para criar outro que viria a ficar enfermo dos mesmos males...
Deve a liberdade de expressão ser limitada quando se trata de incitação à destruição de propriedade alheia incluindo, claro, a integridade física de cada indivíduo (a mais importante propriedade)?

Pessoalmente, penso que não. A liberdade de expressão deve apenas respeitar o direito de propriedade de outros (no caso acima descrito, pela decisão do site em fechar os blogs que alojava). É que o perigo de não calar a voz de fanáticos é também, agora e no futuro, uma garantia de liberdade.