14.11.05

Megamail

O serviço nacional de correio electrónico gratuito Megamail vai ser encerrado no final deste mês. A Vodafone diz que a sua existência não se justifica face ao leque de alternativas de qualidade existentes actualmente, mas as críticas relativamente ao modo como o processo está a ser conduzido fazem-se sentir, tanto por parte dos utilizadores, que deixarão de contar com aquele endereço de contacto, como por parte da FCCN, que diz que a decisão foi unilateral.

(...)

Sob a designação de "Mail para todos", o Megamail foi lançado em Fevereiro de 2000, no seguimento de um protocolo de cooperação entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), representado pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), a Vodafone Portugal (então Telecel) e a SUN, com o objectivo de criar de um serviço de email gratuito.

(...)

Lamentando ainda não ter chegado à fala com a operadora, Pedro Veiga diz estar já a ser pensada uma solução de continuidade juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, contudo, demorará o seu tempo a ser implementada e nunca poderá reflectir o histórico de dados das contas que existiam no Megamail.

(TEK, via Peopleware)
Mesmo que não houvesse múltiplas soluções privadas (e gratuitas), este subsídio continuaria a ser um erro. O benefício de uma caixa de correio electrónico depende, essencialmente, do valor que cada indivíduo lhe atribui. Logo, porquê subsidiar os emails de quem não lhes dá suficiente valor?