29.11.05

O Insurgente feito pelos seus leitores

Caro Insurgente,

Sou uma cidadã republicana, socialista e laica. Aqui na repartição querem obrigar-me a ficar em casa no dia 25 de Dezembro de 2005. Por outro lado, impedem a minha entrada nas instalações aos Domingos.

Estas normas internas violam o meu direito ao trabalho e colocam em causa a separação entre a Igreja e o Estado.

O que devo fazer?

Ass.

Maria da Graça Salvador Encarnação do Espírito Santo


P.S. Quando fico doente fazem questão de me internar no hospital de S. MARIA e recusam-se a levar-me para o Júlio de Matos. Estou a ficar desesperada.
Cara Maria da Graça, o Insurgente está a pensar lançar uma grande campanha nacional para promover a efectiva separação entre a Igreja e o calendário. De facto, os próprios nomes dos dias violam o princípio da separação entre a Igreja e o Estado: Domingo - Domine Dei; Sábado - Sabath; segunda, terça, quarta, quinta e sexta são referências ao primeiro dia da semana - o Dia do Senhor. Para uma cidadão laico, o simples passar dos dias é uma verdadeira via sacra.

O gabinete de estudos do Insurgente está a estudar várias hipóteses. Estamos a pensar recuperar o calendário Francês pós-1789: cada mês dividido em 3 décades que ,por sua vez, são sconstituidos por 9 dias de trabalho e 1 dia de descanso.