6.12.05

O umbigo do império é inconstitucional

Ao centro [do Terreiro do Paço], o altar, corresponde à estátua de D. José I.

...Na retaguarda desta estátua existe ainda um baixo relevo, onde se podem descobrir diversos símbolos maçónicos como as chaves, o compasso e o esquadro, e mais abaixo, a arca aberta com o tesouro, a jóia do conhecimento. Ao centro, um Menino coroado, conhecido por Quinto Império (aquilo que Portugal desejaria ser), ostentando uma coroa de louros, símbolo da vitória e uma estrela de cinco pontas, conhecida em Maçonaria como o símbolo da iluminação e da sabedoria.

Agora o Arco que demorou 86 anos a ser construído...O arco representa a entrada de um caminho místico...A própria configuração da nova cidade obriga-nos a caminhar em linha recta, à semelhança do que se passa com um Templo Iniciático.

...Como na simbologia maçónica o triângulo marca presença, neste caso específico verifica-se a sua existência através das três figuras que formam um triângulo equilátero. Por baixo deste conjunto, foi-lhe inscrita uma legenda latina: “Virtvtibvs Maiorvm Vt Sit Omnibus Documento. PPD (Pecunia) P(ublica) D(icatum)” que, traduzido para o português em favor daqueles que não sabem latim, significa: “Às virtudes dos maiores (mais velhos), para ensinamento de todos. Dedicado a expensas públicas”.

...Um percurso místico ao alcance de todos.

[Fonte]
Vou ali acender as fogueiras e já volto.