6.12.05

Reinaldo Azevedo e a Igreja

"A grita é grande por causa da restrição ao ingresso de homossexuais nos seminários. Do ponto de vista religioso, não há como sustentar o protesto. Basta ler o Levítico. É um dos livros do Antigo Testamento que estão na base da Igreja. Que ela possa tolerar fiéis homossexuais, sugerindo-lhes que evitem a prática — é sugestão, já que não tem como proibir —, vá lá. Vai-se adaptando aos tempos modernos, em que o homossexualismo se tornou uma causa de propaganda. Daí a admitir o ingresso de homossexuais na hierarquia... Bem, já é um passo que, parece-me, ela está proibida de dar segundo os seus próprios fundamentos. Ou bem a instituição acredita naquilo que prega, vivendo conforme os princípios, ou se desfaz. Isso quanto à questão, digamos, de fundamento.
(...)
A Igreja Católica, por mais que se queira universal, é uma espécie de clube privado, ainda que gigantesco. Tem as suas regras. Como qualquer outro, admite ou não os 'sócios' segundo alguns quesitos previamente determinados. Ninguém é obrigado a ser católico. Ser um sacerdote, então, está ainda mais distante de uma imposição. É uma vocação. Mesmo que um homossexual se sinta compelido e chamado ao ofício, tem de saber que não reúne as condições exigidas para tanto.
(...)
Sou míope. Há coisas, para o bem-estar coletivo, que cobram uma visão de tal sorte impecável, que estão longe do meu alcance mesmo com óculos. Se me proíbem de fazê-las mesmo que eu queira, não se trata de preconceito contra míopes, mas da minha inadequação para determinada tarefa. A homossexualidade não é uma limitação física, como é a miopia. Trata-se de uma variante de conduta, só que incompatível com os valores que se cultivam naquele clube católico. Ponto final.
(...)
Chega a ser, de fato, absurdo que tal questão gere polêmica no Brasil e mundo afora. Assim como me parece uma insensatez que possam existir grupos como 'Católicas pelo Direito de Decidir', formado por mulheres que, dizendo-se adeptas e praticantes do catolicismo, defendem, não obstante, o aborto. Reparem: não estou debatendo o mérito da prática aqui. Aponto apenas a absoluta incongruência entre uma coisa e outra. Ou se é católico e se admite que a vida é divina e inviolável ou se aceita que o princípio vá para o brejo, e se podem praticar aborto, eutanásia e outras formas influentes de morte, tornadas 'causas'."

Reinaldo Azevedo, "Fast-food politicamente correto"