14.12.05

Silent Partner

Se a orientação, a nível europeu, for a de que não faz sentido manter «golden shares», eu creio que o Estado português terá que reconsiderar os termos em que mantém a sua posição e a sua presença nalgumas empresas. Se o Estado entender que subsistem as razões que justificaram a existência de «golden shares», terá que arranjar outras formas de continuar a participar na vida societária dessas empresas de forma a acautelar os seus interesses.

Não passa é pela cabeça de ninguém, que o estado deixe de estar presente no mercado, condicionando a gestão de algumas empresas e o funcionamento de certos mercados/sectores. É uma ideia prevalecente em Portugal, que colherá apoio em todos os candidatos a P.R., como se tem constatado. Vão ter, os defensores do intervencionismo económico, de puxar pela imaginação para encontrar maneira de serem um "silent partner" nas tais empresas/sectores estratégicos para o futuro do país (quiçá do Universo). Os quais, neste momento passam pela CP (a tal empresa hiper-falida) e deveriam passar também pelas Pousadas de Portugal (na opinião do Dr. Soares).
Será que depois de introduzir a figura dos Controladores em cada ministério, o Sr. ministro se prepara para introduzir a figura do Testa de Ferro Público, nas participações estatais?