28.12.05

Soares, o agricultor

Mário Soares está "furioso" com os restaurantes portugueses que não apostam na comercialização dos produtos nacionais. "Hoje comemos toda a ordem de frutas, de todos os países, em vez de comermos os nossos próprios. Eu fico furioso quando peço pêras ou maçãs e não há. Mas há papaia e outros frutos desse estilo. É uma pena que seja assim", disse o candidato a Belém, durante uma visita ao Alentejo.

Soares saiu ontem em defesa da agricultura nacional em Monte do Trigo, no concelho Portel, onde andou de todo-o-terreno pelos caminhos sinuosos que circundam o empreendimento de Alqueva, para tentar mostrar como "valeu a pena" a aposta no chamado "Alentejo verde", que reivindicou para os seus governos.

"Foi uma luta imensa", sublinhou, garantindo que "sempre" apostou na agricultura, mesmo contra os pareceres "de muitos economistas ou economicistas que achavam que a agricultura é para esquecer", sustentando que hoje o resultado está à vista. "Vamos ter aqui muito regadio, muito boa agricultura. Agora é uma questão de a poder comercializar e sermos capazes de vender os nossos produtos e de os consumir internamente."


Conslusões:
(1) Soares quer impor os seus gostos aos dos restantes portugueses
(2) Para Soares, a viabilidade económico dos projectos não lhe interessa para nada. Primeiro constroi-se. Depois logo se vê se se consegue fazer alguma coisa "daquilo".
(3) Soares (ainda) acredita que "o futuro de Portugal é a agricultura".
(4) É defensor da autarcia.

[fonte: Diário de Notícias]