29.12.05

Subsidiar a competitividade...

O Governo criou hoje um grupo de trabalho para a criação de uma Sociedade Financeira para o Desenvolvimento (SOFID) e que se destina a apoiar investimentos em países em vias de desenvolvimento.(...)
Segundo Pedro Silva Pereira, no Orçamento do Estado para 2006, o Governo reservou uma verba de "271 milhões de euros para o apoio às políticas de cooperação".
(...)o grupo de trabalho que cria a SOFID "é constituído por um presidente e por um representante dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Finanças e Administração Pública e da Economia a Inovação, bem como por um representante dos bancos portugueses".
(...)segundo a resolução hoje aprovada, no capital social da SOFID o Estado terá uma posição de accionista maioritário e, após a criação da instituição financeira, Portugal colocar-se-á "numa situação competitiva igualitária" face a outros países europeus.

Mas... Então não há falta de dinheiro!? E porque é que o estado vai criar uma nova instituição financeira? Não chega o grupo CGD?
Será que começam a faltar sítios para onde nomear mais alguns..., enfim..., "rapazes"?
E como é que o governo acha que estes subsídios/financiamentos ajudarão à competitividade do país?
Ao mesmo tempo, o PRIME quase perdeu o acesso aos fundos comunitários, por falta de projectos aprovados. No entanto, os adeptos do planeamento central, continuam a achar que conseguem guiar os agentes económicos para objectivos por si estabelecidos - quão omniscientes se acham!

[Ver o comunicado do conselho de ministros]