6.1.06

A Câmara aconselha

Estamos habituados a que o Estado, através das suas instituições, trate os cidadãos deste país como seres desprovidos de capacidade de tomar decisões acertadas. O resultado foi a progressiva desresponsabilização individual perante a consequência dos actos de cada um e que, por exemplo, vemos reflectida na dependência que existe em relação aos serviços do estado - quer nas prestações sociais, quer na interferência reguladora, quer na orientação de comportamentos.
Um exemplo vem da Câmara Municipal do Barreiro, através do CIAC – Centro de Informação Autárquica ao Consumidor da Câmara Municipal do Barreiro. Agora que entramos em época de saldos, o munícipio, preocupado com a possibilidade dos seus eleitores terem comportamentos que fujam aos cânones dos omniscientes (por enquanto ainda não omnipotentes) especialistas em consumo, propõe-se guiá-los através da selva do mercado. Embora recomende a leitura integral do artigo, deixo-vos alguns dos seus conselhos (os itálicos, claramente, não constam do texto original...):

É sabido que certas produções fabris são exclusivamente dedicadas a Saldos de todo o ano, o que nada beneficia o Consumidor e não abona as regras de transparência do mercado. (...)
[em que é que produtos mais baratos, produzidos ou não especialmente para a época, prejudicam os consumidores?]

As vendas em Promoção têm em vista o lançamento de um produto novo ou não comercializado anteriormente pelo agente económico que as organiza. Todavia, é habitual vermos nos hipermercados, supermercados, estabelecimentos de electrodomésticos e outros a expressão 'Promoção', com o objectivo de aumentar o volume de vendas ou escoar produtos existentes.
Esta situação não se apresenta como uma verdadeira Promoção.
[São uns sacanas, estes capitalistas!]

A agressividade dos fornecedores de bens e serviços é bem evidente com a introdução de novos métodos de aliciamento do Consumidor que, em alguns casos, proíbe e, noutros, condiciona, e que devem ser, em qualquer dos casos, encarados com as maiores precauções e denunciados.
[Todos presos! Já! E pode-se também proibir a publicidade. As agências de meios devem ser ilegalizadas!]