19.1.06

O que é nacional é bom

O SAPO é uma prova vida, um exemplo de que Portugal pode liderar e bater-se de igual para igual com as maiores empresas mundiais. É um caso que nos orgulha, um projecto que devemos acarinhar. Quando escolhemos um mail hotmail ou Gmail em vez de um mail SAPO não estamos a apoiar os técnicos portugueses. Quando utilizamos o MSN em vez do Messenger do SAPO não estamos a ajudar Portugal.
O sucesso do Sapo não se deve ao facto de ser uma empresa portuguesa. Deve-se, sim, à qualidade dos seus produtos e serviços, desenvolvidos pelos trabalhadores desta.

Ao contrário do que diz Nicolau Santos, quando escolhemos produtos e serviços estrangeiros estamos a apoiar os técnicos portugueses. Estamos a dizer-lhes que devem continuar a inovar de modo a não perderem clientes. Estamos a "obrigá-los" a serem cada vez melhores.

O consumo de produtos portugueses por motivos nacionalistas acaba, mais cedo ou mais tarde, por prejudicar a competitividade das empresas portuguesas dado que não existe o incentivo de inovação.

Num mundo global, Nicolau Santos - usando uma analogia - prefere fechar-se numa redoma de vidro sem perceber que, assim, acabará por ficar sem ar respirável...