25.1.06

ONU: depois do "oil for bribes"

As actividades das forças de paz das Nações Unidas em Timor-Leste fazem parte de uma investigação a possíveis actos de corrupção, que podem ascender a dezenas de milhões de dólares, disseram fontes da ONU.###

Terça-feira, o sub-secretário geral para Administração, Christopher Burnham, anunciou, sem pormenorizar, que estão a ser investigados mais de 200 casos de aquisições levadas a cabo para as operações de paz da ONU, que se desenrolam em várias partes do Mundo.

Burnham recusou-se a avançar pormenores da investigação, mas fontes na sede da organização disseram que um dos casos envolve o aluguer de um helicóptero para uso em Timor-Leste, pelo qual a ONU pagou 10,4 milhões de dólares.

As mesmas fontes disseram que as Nações Unidas poderiam ter pago 1,6 milhões de dólares pelo aluguer de um helicóptero Mi-26, mas os documentos relacionados com as ofertas de contratos nunca mencionaram essa proposta.

(...)

Assim, Burnham está a investigar a compra de hangares para aviões no Congo, que nunca foram usados, no valor de 2,4 milhões de dólares, e a compra de mais de 65 milhões de dólares de combustível não necessário para missões da ONU em diversos países.
[fonte: Diário Digital]