26.1.06

What's wrong with this picture?

Maps

A maioria absoluta de mandatos (provavelmente) conseguida pelo Hamas nas eleições palestinianas de ontem é, antes de mais, um problema para o habilidoso Mahmoud Abbas. Arafat explorou os acordos de Oslo, instigando a guerrilha anti-israelita enquanto a oligarquia da Fatah levava uma vida confortável com os dinheiros europeus e americanos reclamados em nome das "vítimas palestinas do opressor sionista". Se Abbas tencionava fazer o mesmo com o "processo de paz," esse propósito tornou-se impossível — perdeu o monopólio do poder que lhe permitia reclamar a "renda político-económica" em nome dos "oprimidos."

Afinal as "vítimas" estavam fartas da oligarquia da Fatah e votaram maioritariamente numa organização terrorista, cujos objectivos de destruição do estado de Israel partilham e que tem sobre a Fatah a vantagem de lhes dar algo em troco do terrorismo suicida.

Em segundo lugar, é um problema para os hipócritas responsáveis pela condução da política externa da União Europeia, incapazes de declararem o Hamas aquilo que de facto é: uma organização terrorista. Em vez disso preferem acreditar numa ficção de "combatentes da liberdade," que lhes permite disfarçar o fedor da cobardia com que pagam o "tributo dos dhimmis," a troco de segurança.

Para a União Europeia e para boa parte da esquerda ocidental, a ficção dos "combatentes da liberdade palestiniana" acaba hoje. A verdadeira face do terrorismo é muito mais fácil de distinguir quando este é dotado de verdadeiro poder político.

Em terceiro lugar, é um problema para os responsáveis pela política externa americana. A insistência sistemática e acéfala na estratégia de "promoção da democracia" tem uma raiz filosófica pouco recomendável. A crença nos efeitos redentores do "voto" é a crença no "milagre cívico" propugnada pela descendência revolucionária de Rousseau. Por isso nunca fiz qualquer declaração triunfalista sobre processos ou resultados eleitorais em regimes não liberais. A democracia irrestrita, sem qualquer forma de moderação ética ou constitucional é um perigo terminal para a comunidade política.

No entanto, à direita os mais férreos opositores desta estratégia, adeptos do quietismo e do paroquialismo das "culturas locais" sem um fundamento de racionalidade universal deviam investigar se não serão, por inadvertência, "descendentes bastardos" de Rousseau, através da influência de Thoreau.

Nos territórios palestinianos, começaremos a partir de agora a ver os resultados da "promoção da democracia". Depois virá eventualmente o Líbano (Hezbollah), o Egipto (Muslim Brotherhood)...

Há um ausente conspícuo na lista de países e entidades em apuros com os resultados da eleição palestiniana — Israel. Mas esses sabem que contam com o mesmo de sempre:


Iranian_Protest


That's what's wrong with the picture. Para eles é a cruz de um destino quase sempre trágico.