13.3.06

Fundamentalismo laico avança em Espanha

No passado sábado, enquanto a extrema-esquerda se entretinha a queimar Milão, algumas centenas de "vecinos" de Pozuelo de Alarcón, arrabaldes de Madrid, viram-se forçados a sair à rua para defender a liberdade dos pais educarem seus filhos em consonância com as suas próprias convicções, proporcionando-lhes ao mesmo tempo superiores níveis de ensino, desses que ocupam anos depois os primeiros lugares das estatísticas do acesso ao ensino superior.

(...)

Ora, o essencial deste episódio, a meu ver, está justamente na nova fasquia em que se pretende colocar a batalha: não apenas a esquerda sonha com a imposição do fundamentalismo laico no ensino oficial, como passa a querer considerar inapresentável qualquer tipo de projecto escolar que lhe seja alternativo. Sabendo-se que estas coisas chegam de Badajoz a Lisboa mais rápido que o anunciado TGV, qualquer dia a minha filha estuda num colégio clandestino...


Vale a pena ler o texto do PG na íntegra, que no essencial julgo servir de evidência ao que escrevi aqui, por ocasião da ofensiva dos radicais laicistas contra os perigosos crucifixos nas salas de aula:

Julgo no entanto que há lições mais importantes a retirar deste caso do que as que se relacionam directamente com a forma de organização das escolas públicas ou a submissão do Ministério da Educação aos objectivos de radicais laicistas. O que casos como este vêm demonstrar é que os católicos (e não só) têm tudo a ganhar com a defesa de um modelo que garanta a efectiva liberdade de educação e que essa liberdade passa necessariamente pelo desenvolvimento e aprofundamento de alternativas à escola pública.

(...)

Por tudo isto, e porque quanto a mim estes problemas devem ser vistos de forma integrada no contexto do péssimo serviço prestado em muitas escolas públicas, a prioridade deve ser separar o mais possível Estado e educação, diminuindo dessa forma a esfera da intervenção governamental no ensino. Mais do que lutar pelo controlo da escola pública (um combate onde os socialistas por definição terão sempre vantagem), importa defender a possibilidade de, em igualdade de condições, exercer o direito à liberdade de educação fora da escola pública.



Background reading:

Liberalismo e laicidade, no Portugal Contemporâneo.

Laicismo, anti-catolicismo e liberdade de educação, no Insurgente.

Menos mal, no Insurgente.