20.3.06

Os estranhos critérios da Comissão de Trabalhadores da PT

«Contrariamente ao que a Sonaecom diz, esta operação, a concretizar-se, vai aumentar a concentração e a posição dominante da nova empresa Sonaecom/PT. A situação concorrencial irá piorar», refere o documento, salientando que, no mercado móvel, ao ser proposta a fusão entre a TMN e a Optimus, estará a criar-se um caso único na Europa, em que se passa de 3 para 2 operadores.

No que diz respeito ao mercado de conteúdos, a CT da Portugal Telecom considera que «o pouco que é alterado, piora», porque a Sonaecom também tem posição nos conteúdos, nomeadamente o jornal Público, Rádio Nova e outros activos, o que aumenta a concentração.

e isto:

O comunicado chama ainda a atenção para o facto de o desmantelamento do Grupo PT, nomeadamente a venda de uma das redes fixas, abrir a porta de entrada de novos operadores internacionais no mercado nacional, «aproveitando a debilidade do operador nacional».

Para a Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom a OPA da Sonae sobre a PT é negativa porque pode conduzir ao aumento da concentração e também porque pode incentivar a entrada de novos operadores internacionais. Ou seja, a diminuição do número de operadores é negativa mas o aumento também. Parece que boa mesmo, só a situação actual. Porque será?