28.3.06

Presidente desinformado

"A revista Época ainda não divulgara a presença de quase R$ 30 mil na conta bancária de Francenildo Costa e o presidente Lula já sussurrava a amigos, em Florianópolis, a boa nova. Logo seriam divulgadas informações que deixariam mal no retrato o caseiro Nildo, testemunha das visitas do ministro Antonio Palocci à mansão alugada por amigos e ex-assessores para negócios suspeitos e noitadas alegres.
(...)
Como não é capaz (ainda) de prever o futuro, de que modo Lula antecipara o amanhã? Muito simples: tudo fora feito com o consentimento do presidente. Ele sabia do estupro do sigilo da conta mantida pelo caseiro na Caixa Econômica Federal. Sabia que o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, participara diretamente da ação criminosa.
(...)
Sempre com a cumplicidade ativa de Lula, o caseiro passou de testemunha a réu. Suspeito de 'lavagem de dinheiro', foi intimado pela Polícia Federal. Sofreu constrangimentos de que até delúbios e valérios escaparam."

Augusto Nunes, "Lula tem culpa nesse cartório" (Jornal do Brasil, 28/03/06)

(via e-agora)

Sobre os últimos escândalos na política brasileira, do mensalão ao pisoteamento do Estado de Direito com a quebra indevida do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa (que levou, em última análise, à substituição do Ministro da Fazenda), a necessidade imperiosa do governo é preservar a imagem do presidente da Silva, fazendo de tudo para sustentar que ele nunca sabia de nada.

Há duas opções: se ele sabia, é, no mínimo, conivente com a corrupção. Se não sabia, é despreparado para governar. De qualquer maneira, a política brasileira passa por um período triste e a população demonstra que não está preparada para o exercício da democracia já que a corrupção está enraizada como parte do ethos cultural brasileiro.