23.3.06

Símbolo nacional

Os governos europeus têm promovido a noção de "campeões nacionais".
Empresas que é preciso proteger a todo o custo, tal a sua importância para a soberania nacional. Algumas dessas empresas são mesmo encaradas como símbolos nacionais. Por vezes, são as empresas a pagar o preço desse simbolismo. O que fazer, então, quando um desses símbolos é usado por uma agência da ONU como exemplo de racismo? Aconteceu à dinamarquesa Lego:

The poster shows what looks like one of the company's famous building blocks. It reads "Racism takes many shapes" and shows a picture of a jigsaw puzzle next to a red brick.
It was launched by the UN to mark the International Day for the Elimination of Racial Discrimination.
"We feel that the message of this poster can be interpreted as if we are a racist company," Lego spokeswoman Charlotte Simonsen said.
"I don't know if that's what's intended, but it's definitely one way of interpreting it."

Example
Por coincidência, o cartaz foi tornado público depois da crise dos cartoons que levou aos ataques às embaixadas europeias, a muitas bandeiras dinamarquesas queimadas e à exaltação da rua islamita. A ONU já pediu desculpas pela má interpretação que o poster teve.