26.4.06

Calma...

As reacções à entrevista de Marques Mendes ao DE, onde este sugere o recurso a rescisões amigáveis na função pública, não se fizeram esperar (via RR):

Esta posição já mereceu comentário do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado. Bettencourt Picanço diz que não há, em Portugal, funcionários públicos a mais e acrescenta que, com esta sugestão, o PSD deixou de ser alternativa ao Governo PS.
Diferente é a visão da FESAP: Nobre dos Santos diz que não está contra eventuais rescisões amigáveis, desde que seja respeitada a vontade dos trabalhadores, mas primeiro há que esclarecer se há ou não funcionários públicos a mais em Portugal.
Já os Sindicatos da Função Pública contestam a proposta de eliminação de postos de trabalho no sector, como forma de resolver os problemas do País.
Por seu turno, Carvalho da Silva, líder da CGTP, critica os partidos do poder pela forma como, ciclicamente, advogam a eliminação de postos de trabalho na Função Pública como forma de resolver os problemas do país.

Não creio que haja razão para grande preocupação. O actual governo não apresentou nenhuma política que vise diminuir, activamente, o quadro de pessoal do funcionalismo público (aquela história do 1 por 2 não conta). Quanto ao PSD, e dadas as suas perpectivas temporais de regresso ao poder, o seu líder pode sentir que vale a pena correr o risco de fazer propostas que até há alguns meses não passariam pela cabeça de nenhum social democrata. O que pode vir a ser positivo...
Por enquanto, aconselha-se calma. Os sindicatos do sector não correm o risco de ver diminuir o universo de possíveis membros, pois os funcionários públicos, via a legislação mantida também pelo PSD, continuarão alheados das regras do mercado de trabalho.