9.6.06

Leitura recomendada

A entrevista de Jaime Silva, ministro da agricultura, ao Semanário Económico.

A agricultura europeia tem sido muito protegida. É uma política conservadora, havia direitos na importação extremamente elevados, havia a preferência comunitária. Não havia propriamente uma economia de mercado a funcionar. Com os acordos mundiais na OMC isso vai acontecer quer queiramos, quer não.(...)
Faltou sempre economia de mercado à agricultura portuguesa.(...)
Há, de facto, da parte da CAP uma atitude que eu considero excessivamente conservadora. De resto, o arauto ao nível político é o dr.Ribeiro e Castro. É excessivamente conservador porque tem medo da economia de mercado. Que é um paradoxo para quem está à direita no espectro político. Têm medo da dinâmica empresarial.(...)
A CAP hoje é uma confederação, onde há empresários por quem tenho muita consideração e um corpo de técnicos muito competentes, quase transformada no sindicato dos subsídios. Isso é uma imagem péssima para a agricultura portuguesa.(...)
O Estado não tem vocação para ser proprietário. O Estado tem que guardar para si a possibilidade de continuar a fazer experimentação para guardar o património genético. Para isso não precisa de 100 mil hectares.