25.7.06

Core business - III

A partir do próximo ano, os processos cíveis vão existir sem papéis. Isto é, deverão acabar os volumes que se amontoam nos tribunais portugueses e que constituem cerca de 80 % dos processos existentes.(...)
Os processos vão continuar a existir mas... armazenados nos computadores.(...)

"O trabalho ficará muito menos burocrático. Os requerimentos de injunção passam a ser enviados pela Internet, assim como o próprio pagamento de taxa de justiça. Depois, os advogados e solicitadores são notificados do andamento do processo através de correio electrónico. Isto poupa aos funcionários judiciais o tempo de, recebidos os requerimentos em papel, batê-los novamente a computador", frisa o secretário de Estado.(...)

Depois de consolidado o sistema a nível nacional, adianta também João Tiago Silveira, o MJ pondera a hipótese de centralizar numa só secretaria os procedimentos de injunção de todo o país. Obviamente, isto implicaria a extinção de quase todas.(...)

É designado por "Citius" o programa informático que vai permitir a desmaterialização dos procedimentos de injunção e dos processos cíveis.(...)