21.8.06

A globalização incompreendida

"Para os entusiastas do processo de globalização econômica, os padrões de vida das populações melhoram em decorrência do aumento da prosperidade global. A intensificação das relações comerciais e financeiras aumenta tanto o fluxo quanto a geração de riquezas, pois a economia não é um jogo de soma zero. Já os críticos da globalização defendem que o processo globalizador é assimétrico e excludente, levando ao aumento da desigualdade de renda e à intensificação da pobreza, principalmente nas regiões mais pobres do planeta. Os ricos ficariam mais ricos e os pobres, mais pobres.
(...)
A globalização é, portanto, incompreendida, porque o que se tem de um lado são críticas inflamadas por uma boa dose de retórica ideológica, enquanto do outro lado temos defensores do processo que baseiam seus argumentos em pelo menos duzentos anos de teoria econômica e em análises cuidadosas da realidade que nos mostram que – seja ou não pelos efeitos da globalização econômica – o panorama atual não é tão negativo como costuma ser retratado.
(...)
Quando se diz que a globalização não é para todos, ou que alguns países não estão 'globalizados', faz-se referência à ausência, em alguns lugares, dos benefícios que a globalização econômica proporciona em outros lugares. Isso é uma realidade, mas não se pode concluir daí que a globalização seja excludente ou assimétrica. Somente a acelerada integração econômica e financeira não bastam para que os benefícios da globalização apareçam. Para que a riqueza flua pelas sociedades, é necessário que o capital não seja estéril, isto é, que os direitos de propriedade sejam claros e respeitados, que os sistemas judiciários sejam eficientes para dirimir conflitos, que as liberdades não sejam sufocadas e que o empreendedorismo e as iniciativas individuais sejam incentivadas e não tolhidas por regulações excessivas e pelo império da corrupção quase institucionalizada que verificamos em diversas partes do mundo."

Claudio Téllez, "A globalização incompreendida"

(via CIEEP)