5.8.06

Sobre a dificuldade em divulgar ideias liberais

Falar de liberalismo devia ser mais fácil do que ensinar umas noções de mecânica quântica, contudo a experiência mostra que acontece o contrário. A dificuldade não está na dificuldade das matérias em si mas na disponibilidade do receptor.

Um indivíduo que se disponha a saber algo sobre mecânica quântica realmente tenta absorver os conhecimentos que existem sobre assunto, com humildade. Se desiste a meio é porque o assunto lhe parece demasiado difícil ou porque quem o comunica é muito fraco pedagogicamente. Mas esta desistência nunca irá acontecer porque o receptor embirra com o conhecimento que existe sobre o assunto.

No caso do liberalismo esta embirração é, de facto, pavloviana. Passadas décadas de catequese ideológica (que já vêm do tempo de Salazar…), que a esmagadora maioria dos indivíduos aceitou sem questionar, a mentalidade socialista tornou-se tão comum que se encontra indiferenciada do senso comum. Dizer que “o capitalismo é a exploração do homem pelo homem” ou que “se o tempo está nublado é provável que chova” parecem duas afirmações tão óbvias que quem as contraria só pode ser estúpido ou mal intencionado.

As ideias liberais precisam, por isso, algo mais do que ter uma mente aberta, porque não é apenas uma questão de estar disposto a aprender algo de novo. É preciso também coragem para confrontar as próprias crenças. É muito curioso serem precisamente as pessoas de mentalidade revolucionária as que mais aversão têm em relação a esta mudança.