16.8.06

Sobre o complexo de esquerda nos media (3)

Acho que é uma opinião muito objectiva. E digo isto porque a partilho e não conheço o João pessoalmente.

Quanto a toda esta Inquisição, parece que o meu último artigo e a "dose" desta semana começaram a causar muita urticária por aí. E o tom é sempre o mesmo -- a incapacidade total para discutir o que está em causa no conteúdo dos artigos. basta reparar que nenhuma das respostas publicadas aqui n'O Insurgente aborda críticas ao que foi dito no artigo. Simplesmente porque nem sequer há críticas concretas, apenas ataques ou à publicação ou aos autores (ver Paulo Querido, Spectrum, etc).

A outra coisa que me surpreende é a defesa da pluralidade de opinião nos meios de comunicação que tanta gente faz constantemente. Quando a opinião começa realmente a ser plural, embora mínima, gera-se um coro de protestos.

Claro que também podemos dizer que a Dia D não é propriamente plural em termos de colunistas. Mas alguma das pessoas que se queixa e defende o pluralismo e a liberdade de expressão/imprensa se sentiu incomodada pela ausência de uma opinião liberal significativa em todas as outras publicações ou se insurgiu contra um património avassalador de análise económica tipicamente intervencionista?