29.8.06

A utopia desculpa tudo

Uma ópera inspirada na figura do líder líbio Muammar Kadhafi vai finalmente estrear, após vários adiamentos, a 7 de Setembro, na English National Opera, em Londres.

A partitura de Gaddafi: A Living Myth (Kadhafi: Um mito vivo) foi produzida pelo colectivo de electrónica Asian Dub Foundation(...)

"As ideias de Kadhafi são fascinantes, a começar pela sua singular intenção de construir uma utopia, independentemente da forma como possa ser vista: uma ditadura brutal ou uma tentativa de democracia popular claramente não ocidental", explicou o músico.

(...)

"Respeito o facto de ele não se ter ajoelhado perante o Ocidente", afirmou Savale, quando questionado sobre a sua opinião de Kadhafi. "Vejo--o como um homem com uma ideia romântica da unidade árabe e que foi suficientemente ingénuo para acreditar que podia concretizá-la. Ao mesmo tempo ele fez algumas coisas bem estúpidas."

"Sim, para muita gente, Kadhafi converteu-se numa figura cómica, mas ele tem procurado apresentar--se como um estadista árabe exemplar. Depende de quem escreva a sua história", acrescentou.
[fonte: Diário de Notícias]