25.9.06

Durão Barroso em entrevista

"O Papa pode dizer o que ele quiser"

Este foi o título escolhido pelo Die Welt para ilustrar a entrevista que fez a José Manuel Durão Barroso e publicada ontem:

Die Welt: (...) A reacção à controversia sobre as declarações do Papa foi a apropriada?
D.B: Atacar o Papa, porque no seu discurso se referiu a um documento histórico, é completamente inaceitável. Eu fiquei desapontado, que não existisse nenhum líder europeu que dissesse: naturalmento o Papa tem o direito de expressar as suas opiniões. O problema não são as suas declarações, mas as reacções dos extremistas.

Die Welt: Porque foram os políticos europeus tão reservados?
D.B: Talvez porque haja preocupação sobre uma possível confrontação. E por vezes uma espécie de politicamente correcto: só somos tolerantes quando colocamos a opinião dos outros acima da [nossa] própria. Apoio muito a tolerância, mas devemos defender os nossos valores.

Die Welt: Estamos em guerra contra os Islamitas?
D.B.: Há extremistas que dizem: o nosso objectivo é pôr um fim à vossa civilização. Penso que os devíamos levar muito a sério. Alguns deles são gente muito educada que estudou nas nossas universidades. E no entanto odeiam as nossas sociedades abertas, os nossos sistemas económicos liberais. Quando eles estão prontos a matar-se por isso, não acredita que estão também prontos a matar-nos?

Tradução da minha responsabilidade.