1.9.06

Re: The American Way

Caro Daniel Oliveira

Gosto de "navegar na blogosfera" e por vezes dou uma espreitadela no seu blog.

Ler os seus posts, bem como os seus artigos no Expresso, tem-me despertado algumas dúvidas que gostaria de lhe colocar.


1. Porque motivo se preocupa com tanta frequência com os EUA (de forma obsessiva, diria) e tantas vezes escreve sobre este país, e sempre de forma crítica?

Pelo que escreve, parece ser um país onde se vive pessimamente - então porque motivo tantas pessoas tentam imigrar para lá?

Um país de analfabetos sem cultura - então como são o maior produtor de ciência do mundo? (sem a internet e o PC, inventados nos EUA, não lhe poderia estar a escrever esta mensagem).

Será mesmo um país sem virtudes e cheio de vícios?

Certamente que os EUA têm defeitos (que nação ou sistema não os tem?).

Mas serão esses defeitos tão relevantes que justifique que se concentre permantemente sobre ele, nunca sequer referindo as (muitas) virtudes, ignorando outros países como China, Coreia do Norte, Vietname, Paquistão, Brasil, Nigéria, Cuba?

Esquecendo a sua opinião sobre a política externa dos EUA, pergunto-lhe, viver-se-á melhor nestes países? Serão eles melhores exemplos de sistemas económicos e sociais?

Lembro-lhe que, a poucos kms, está Cuba, um país de onde os seus habitante não têm direito de sair. No entanto, arriscando a própria vida, muitos tentam fugir para os EUA. Que eu tenha conhecimento, nenhum americano arriscou a tentar entrar ilegalmente em Cuba e viver lá.

Acha que si vive melhor em Cuba do que nos EUA? (não me diga que é o embargo dos EUA que justifica a pobreza...) Então, porque não um post a falar sobre a pobreza e miséria em Cuba, a falta de democracia e de liberdade de imprensa?

2. Sei ser simpatizante / apoiante do Bloco de Esquerda.

Pelo discurso dos membros e apoiantes do partido, já percebi o que contestam - EUA (em tudo), capitalismo, globalização, Israel, ...

Mas tirando "bandeiras" pontuais e desgarradas (liberlização das drogas leves, aborto, casamento de homossexuais), nunca percebi qual a doutrina / ideologia e sistema económico que defendem.

Comunismo "a la" União Soviética? Revolução Social armada ("a la" PSR)?

Qual o sistema económico e social que o BE defende afinal? Ou é apenas um partido do contra?

3. Enquanto Bloquista, presumo que defenda a os direitos dos homossexuais, a igualdade entre homens e mulheres e a liberdade religiosa.

Porque nunca li nenhuma coluna a criticar de forma aberta e clara o que se passa em muitos países muçulmanos, nomeadamente a execução de homossexuais, a execução de crimes de apostasia, a relegação da mulher a um estatuto de inferioridade de facto em relação ao homem?

Será a menor ignorância dos americanos relativamente à teoria da evolução um facto mais digno de realce do que estes crimes que se cometem de forma sistemática em muitos países muçulmanos? Ou será que acha que o relativismo cultural nos deve proibir de lutar pelos direitos das centenas de milhões de mulheres inferiorizadas no mundo muçulmano?

Será a subjugação das mulheres condenável quando feita por ocidentais, mas aceitável (irrelevante?) quando feita por outras culturas?

4- Vi que dedicou bastante "tempo de antena" à recente guerra no Líbano.

Contas muito por alto, esta guerra nem representou 0,1% das mortes em guerras nos últimos 5 anos.

Se dedicou tanta atenção a esta guerra por motivos humanitários, então porque não escreveu 1000 vezes mais posts sobre a Chechénia, Somália e Sudão, onde morrem muito mais seres humanos?

Ou a atenção que dedicou a este assunto está relacionada com os mesmos motivos (ideológicos?) do ponto 1 - isto é, são mais relevantes as mortes causadas pelos EUA ou aliados do que as causadas por outros povos, o que explica também o seu extremo interesse na guerra do Iraque?

Talvez considere impertinente que lhe coloque estas questões. De qualquer forma, como "perguntar não ofende", decidi colocá-las.

Fico muito curioso a aguardar pelas suas respostas.

Melhores cumprimentos
(agradeço ao leitor do Insurgente que me recomendou a leitura deste comentário)